domingo, 16 de junho de 2013


 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA
“MEU PRIMEIRO BEIJO”, de Antonio Barreto
8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Tempo Previsto: 3 a 4 aulas
 
 
 
 ANTES DA LEITURA
Olá alunos. Vamos iniciar uma conversa sobre o texto “Meu primeiro beijo”, de Antonio Barreto. Para isso vamos pensar sobre algumas questões:
 
ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIO: previamente à leitura ou durante o ato de ler, o leitor está constantemente colocando em relação seu conhecimento amplo de mundo com aquele exigido e utilizado pelo autor no texto. Caso esta sincronicidade falhe, haverá uma lacuna de compreensão, que será preenchida por outras estratégias, em geral de caráter inferencial.
 
1) Conversar e perguntar sobre o que o título “Meu primeiro beijo” sugere.
a) Você se considera uma pessoa romântica.  
b) Com quantos anos costuma acontecer o primeiro beijo?
d) E você, se lembra de como aconteceu o seu primeiro beijo?
e) Quando um beijo deve ser dado?
f) Como e com quem deve ser um primeiro beijo?
 
ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO a partir da situação de leitura, de suas finalidades, da esfera de comunicação em que ela se dá; do suporte do texto (livro, jornal, revista, outdoor etc.); de sua disposição na página; de seu título, de fotos, legendas e ilustrações, o leitor faz o  levantamento de  hipóteses tanto sobre o conteúdo como sobre a forma do texto ou da porção seguinte de texto que estará lendo.
2) O que o título sugere? O que pode abordar este texto?
3) Em um texto como este, o que pode acontecer? Pense em personagens, fatos e cenário. Nesta questão, um aluno, indicado pelo professor, vai até a lousa e fica responsável por anotar as hipóteses levantadas pela classe (que serão verificadas com a leitura do texto)].
 
4) Já leu algum texto de Antonio Barreto? [Neste momento o professor pode falar um pouco da vida e da obra do autor.Ex principais obras publicadas.
 
  
DURANTE A LEITURA
5) Agora vamos fazer a leitura do texto.Vamos  formar duplas para a leitura do texto. Enquanto um aluno lê o texto em voz alta, o outro verifica quais as hipóteses sugeridas pela classe. Os agrupamentos serão feitos com um aluno com mais dificuldade e outro com menos dificuldade.
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
CHECAGEM DE HIPÓTESES: Ao longo da leitura, o leitor estará checando constantemente essas suas hipóteses, isto é, confirmando-as ou desconfirmando-as e, conseqüentemente, buscando novas hipóteses mais adequadas.
LOCALIZAÇÃO OU CÓPIA DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Em certas práticas de leitura (para estudar, para trabalhar, para buscar informações em enciclopédias, obras de referência, na Internet), o leitor está constantemente buscando e localizando informação relevante.
6) Quem é o narrador da história?
7) Quais os personagens da história?
8) Onde se passa a história?
9) Para encontrar uma informação local do texto, identifique: o espaço e tempo do momento do beijo da personagem.
 
COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Ao longo da leitura, o leitor está constantemente comparando informações de várias ordens,  de outros textos, de seu conhecimento de mundo.
 
10) Vamos contar oralmente a história, com a participação de todos.Um aluno inicia, depois, cada um pode ir contando uma parte, até a conclusão da narrativa
11) O primeiro beijo da personagem desta história foi inesquecível. Por quê? Pense como foi  o seu primeiro beijo foi inesquecível.
12) Considerando o trecho: “as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram ... e foi ficando isso.” O que podemos sugerir sobre a relação entre o tempo e a paixão?
13) A partir da história contada pelo texto, o que podemos concluir sobre a idealização do primeiro beijo e as paixões adolescentes?
PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS
No caso de uma lacuna de compreensão, provocada, por exemplo, por um vocábulo ou uma estrutura desconhecidos, exerceremos estratégias inferenciais, isto é, descobriremos, pelo contexto imediato do texto (a frase, o período, o parágrafo) e pelo
significado anteriormente já construído, novo significado para este termo até então desconhecido.
14) Qual o significado de “perdigotos” (10º parágrafo) no texto?
PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS GLOBAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Nem tudo está dito ou posto num texto. O texto tem seus implícitos ou pressupostos que também têm de ser compreendidos numa leitura efetivade conhecimento de mundo inclusive lógicos.
15) Por que o rapaz é chamado de “cultura inútil” (1º parágrafo)? Qual o sentido desta expressão no texto?
 
PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE
Ler um texto ou uma musíca é colocá-los em relação com outros textos já conhecidos. 
1) Agora ouviremos a música “ Um Beijo Pra Me Enlouquecer” do Daniel . Quais semelhanças existem entre a letra da música e o texto lido?
 
 
As vezes perto de você
Eu juro não consigo ver
Que existem outras pessoas além de você
E esse seu sorriso então
É fogo no meu coração
A coisa mais bonita nesta festa de peão

(Refrão)
Eu escrevi seu nome no meu chapéu
A estrela mais linda brilha no meu céu
Me dê, um beijo pra me enlouquecer
Eu escrevi seu nome no meu chapéu
A estrela mais linda brilha no meu céu
Você, um beijo pra me enlouquecer

Um laço forte a me laçar
Fiquei preso no seu olhar
Um coice foi seu beijo doce pra me derrubar
Festa no meu coração
Rodeio de amor e paixão
Você chegou, montou e domou pra sempre este peão
 
  INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Ao ler, replicamos ou reagimos ao texto constantemente sentimos prazer, deixamo-nos enlevar e apreciamos o belo na forma da linguagem, ou odiamos e achamos feio o resultado da construção do autor; gostamos ou não gostamos, pelas mais variadas razões. E isso pode, inclusive, interromper a leitura ou levar a muitos outros textos.

 

 
No final da aula, pedir uma pesquisa  sobre o beijo.
 
 
 
 


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